BRASIL NA CLINICA INTERNACIONAL DE ARBITRAGEM
07/06/2011 13:06
Medellín / Colômbia - Finalizou no último domingo (8), a 3ª Clínica para Instrutores Nacionais da FIBA Americas, realizada na cidade de Medellín, na Colômbia. O evento contou com a participação dos brasileiros, Marcelo Gomes de Ávila, coordenador geral de arbitragem da CBB, e José Augusto Piovesan Neto, supervisor de arbitragem da CBB; além de Antonio Affini, coordenador de arbitragem da LNB.
A clínica foi ministrada pelo secretário geral da FIBA Américas, Alberto Garcia, o presidente de regras, Fred Horgan, e o diretor de arbitragem, o brasileiro, Geraldo Fontana. O objetivo do evento foi o de formar e orientar os instrutores dos países que formam as entidades de basquete das Américas, visando padronizar as teorias das regras e interpretações.
O evento contou com a presença de instrutores de 16 países da América Latina: Argentina, Barbados, Belize, Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Ilhas Virgens, México, Peru, Uruguai e Venezuela.
“Entre os temas abordados, debatemos a importância dos instrutores nacionais e internacionais. Além da necessidade de fortalecer o trabalho em equipe e melhorar os posicionamentos e posturas, permitindo assim uma maior evolução da arbitragem nacional”, comentou Marcelo Ávila.
Outro assunto importante discutido na clínica foi o de aumentar a formação de jovens talentos na arbitragem, juntamente ao aprimoramento constante dos oficiais.
“Geraldo Fontana, demonstrou muita alegria em receber os colegas do Brasil. Entre os assuntos debatidos demonstrou apoio para realizarmos o acampamento para jovens talentos, no ano que vem. Fontana ajudou em uma década a desenvolver os árbitros do Brasil e lançou internacionalmente grandes nomes do nosso país. Outra grande aula foi do Mr Fred Horgan, que falou sobre as mudanças das regras 2010, oficiais de mesas e sua importância no contexto de arbitragem. Saímos muito contentes destes encontros”, finalizou Ávila.
![]() |
[E/D] Marcelo Ávila, Antonio Affini, Geraldo Fontana e José Augusto Piovesan |
www.twitter.com
www.facebook.com
www.orkut.com