CONFEDERAÇÕES NACIONAIS ABRAÇANDO O 3X3

22/04/2012 10:21

 

 

 

Geneva - Com o 3x3 sendo global este ano, as confederações nacionais em todo o mundo estão intensificando os esforços para promover o crescimento da modalidade em seus respectivos países. 3x3 é permitir que as pessoas em toda parte, fãs ou jogadores, participarem do basquete como esporte. Para um número de Federações Nacionais, isso inclui a promoção da modalidade graças a membros dedicados ao 3x3, algo que a FIBA fortemente incentiva e acredita que será pago a curto e longo prazo. "É um jogo tão rápido, que também permite que os fãs sejam fortemente engajados neste jogo", disse Travis Johnson, diretor do basquete 3x3 da Federação Americana.Um dos muitos motivos que o 3x3 é elogiado por todos os envolvidos é porque permite que todo mundo participe e tenha bons momentos."3x3 é o que há de melhor no basquete, a realização individual, alegria, apenas se divertir e todos podem alcançar as estrelas", disse Rikard Aspegren, gerente de projeto 3x3 do basquetebol sueco.

 

Muitas confeederações começaram com os torneios testes em 2011 e agora eles lançam oficialmente suas campanhas 3x3 este ano, como explica Marek Maliszewski, gerente de projeto do 3x3 para a Confederação de Basquetebol da Polonia. "2011 era o ano teste. Começamos em setembro com cinco Torneios que classificatórios e a final. Agora continuamos com nosso trabalho com no mínimo oito Torneios classificatórios oficiais jogados em três categorias. Juntamente com o Tour polonês, vários eventos 3x3 serão realizados como apoio para as competições polonesas de basquete".

 

A Confederação de Basketball dos Estados Unidos também vem trabalhando com promotores privados que tem demonstrado conhecimento quando se trata em organizar eventos 3x3.

 

"A USA Basketball está trabalhando com operadores americanos privados no 3x3, assim como nos eventos Hoop It Up, Gus Macker e o Nike 3x3. Estamos trabalhando com parcerias que incluem mensagens na sua publicidade e planos de marketing para obter a 'palavra' de fora para outros participantes do 3x3", acrescentou Johnson.

 

Além do incentivo de um novo catalisador para o crescimento do basquete, o Brasil tem outras razões para se entusiasmar com 3x3, que pretende se tornar uma modalidade olímpica em 2016 no Rio de Janeiro.

 

"A Confederação do Brasil tem 27 Federações regionais e está incentivando a todos a organizarem os Torneios 3x3 em seus estados", explica Villas Boas Paulo, Diretor do 3x3 da Confederação Brasileira de Basketball.

As Federações Nacionais reconhecem o potencial e estão se esforçando fazendo tudo que está ao seu alcance para tornar isto uma realidade.

 

Martin Ho Suie Sang, Gerente de Desenvolvimento de Basquetebol da Confederação de Basketball da Holanda, acredita que os Jogos Olímpicos são um incentivo extra para todos os envolvidos em 3x3.

 

"Para ser capaz de oferecer o sonho olímpico para os participantes através de nossas atividades só vão estimular as Confederações e os jogadores a esforçarem ainda mais para fazer o 3x3 um sucesso", explica. "O slogan 'Das ruas para os Jogos Olímpicos' se encaixa perfeitamente com os planos da nossa Federação".

A Confederação de Basketball do Canadá compartilha a mesma opinião quando se trata dos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro.

 

"A possibilidade do 3x3 como potencial olímpico continuará a ajudar a promover a modalidade, pois ele irá mostrar um caminho claro a partir do parque ao pódio. Isso ajudará a impulsionar o esporte a novas alturas com sua maior presença, levando a uma maior participação e desenvolvimento de jogadores de basquete mais qualificados", descreveu Ron Yeung gerente de projeto para o Basquetebol 3x3 do Canadá.

 

Ao longo dos últimos meses outras Confederações, como Dinamarca, Espanha, França, Eslovênia, Sérvia, Suíça e Lituânia tem contratado funcionários e membros dedicados ao basquete 3x3. Mais Confederações vão seguir assim como se interessar pelo aumento de atividades relacionadas.

 

Na véspera do evento inaugural do World Tour e do Mundial, aqueles que investem na modalidade acreditam que podem obter um passo à frente neste jogo.

 

 

 

FIBA
www.twitter.com www.facebook.com www.orkut.com