REGRAS E MODIFICAÇÕES
Já está disponível para download a versão em português das Regras Oficiais de Basquete 2010. Confira as principais mudanças aprovadas pelo Comitê Central da FIBA em abril de 2010.
REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2010 |
INTERPRETAÇÕES DAS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL |
Principais alterações na regras do jogo de basquete:
Art. 2.2.3 - Linhas de lance-livre e áreas restritivas:
As áreas restritivas serão áreas retangulares marcadas na quadra de jogo.
A área restritiva (três segundos) deverá ser um retângulo (não mais um trapézio).
Art. 2.2.4 - Área de cesta de três pontos:
A distância da linha de três pontos será de 6,75m (e não mais de 6,25m)
Art. 2.2.6 - Linhas para reposição na lateral:
As duas pequenas linhas deverão ser marcadas na margem externa da quadra, no lado oposto ao da mesa de controle e das áreas de banco, com sua margem mais distante afastada 8,325m da margem interna da linha final; ou seja, alinhada ao topo da linha de três pontos.
Durante os últimos dois minutos da partida e dos períodos extras, seguindo um tempo debitado concedido para o time que tenha o direito a uma reposição de bola na sua quadra de defesa, o arremesso de fora para dentro subsequ¨ente será dado do lado oposto ao da mesa de controle, da “linha de reposição” e não mais da linha central estendida.
Art. 2.2.7 - Semicírculos nos quais não serão consideradas/marcadas cargas ofensivas:
Os semicírculos nos quais não serão consideradas as cargas ofensivas deverão ser marcados na quadra de jogo com a margem interna deles estando a 1,25m do ponto central da cesta (em projeção no piso).
Uma falta ofensiva (carregar) nunca deverá ser marcada caso o contato do atacante ocorra com um defensor que esteja dentro do semicírculo.
Art. 29 - Vinte e quatro segundos:
Se a reposição for administrada na quadra de defesa, caso exigido pelas regras respectivas, o relógio de 24 segundos deverá ser retornado para 24 segundos.
Se a reposição for administrada na quadra de ataque, caso exigido pelas regras respectivas, o relógio de 24 segundos deve ser ajustado como se segue:
• Se o relógio mostra que faltam 14 segundos ou mais no momento em que o jogo é paralisado, ele não deverá ser ajustado e permanecerá o mesmo tempo. ![]()
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MEDIDAS DA QUADRA, ALTURA DE AROS E TABELAS, EQUIPAMENTOS DO JOGO ETC...
BasketballEquipment2010_V2.pdf (1,3 MB)
MINI-BASQUETE | |||||||
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Regras do Jogo 3x3 - Geral 2012
As Regras do Jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nestas Regras do Jogo 3x3.
Art. 1 Quadra
O jogo será jogado em meia quadra de basquete. A quadra deve ter uma zona demarcada de quadra de basquete do tamanho regular, incluindo uma linha de lance livre (5,80m) e uma linha de dois pontos (6,75m).
Art. 2 Equipes
Cada equipe é composta por quatro (4) jogadores (três [3] jogadores na quadra e um [1] substituto).
Art.3 Oficiais de Jogo
Os oficiais de jogo consistem em dois (2) árbitros e três (3) marcadores: tempo/12 segundos de posse/pontuação.
Art. 4 Início do Jogo
4.1. Ambas as equipes devem realizar aquecimento simultaneamente antes do jogo.
4.2. A primeira posse de bola deve ser determinada por cara ou coroa. A equipe que ganhar o lançamento da moeda decide se fica ou não com a posse de bola no inicio da partida ou na prorrogação, caso seja necessário.
4.3. O jogo deve iniciar com três (3) jogadores.
Art. 5 Pontuação
5.1. Deverá ser atribuído um (1) ponto a cada arremesso dentro da linha de dois pontos.
5.2. Serão atribuídos dois (2) pontos a cada arremesso de trás da linha de dois pontos.
5.3. Será atribuído um ponto (1) a cada lance livre com sucesso.
Art.6 Tempo de Jogo/Vencedor de um Jogo
6.1. O tempo regular de jogo deve ser o seguinte:
Um (1) período de 10 minutos. O relógio deve ser interrompido durante situações de bola parada e lances livres. O relógio deve ser reiniciado depois que a troca da bola for concluída (assim que chega às mãos do time de ataque).
6.2. No entanto, o primeiro time a marcar 21 pontos ou mais ganha o jogo se tal evento ocorrer antes do final do tempo regular de jogo. Essa regra é válida para o tempo regular, não para a prorrogação.
6.3 Se o placar estiver empatado ao final do tempo de jogo, uma prorrogação será jogada. Haverá um intervalo de um minuto (1) antes da prorrogação. A primeira equipe a marcar dois (2) pontos na prorrogação ganha o jogo.
6.4 Uma equipe perderá o jogo por desistência se no horário programado para o início da partida a equipe não estiver presente na quadra de jogo com três (3) jogadores prontos para jogar.
Art. 7 Faltas/Lances Livres
7.1. A equipe está em situação de falta coletiva quando tiver cometido sete (7) faltas no período.
7.2 Um jogador que tenha cometido quatro (4) faltas deve deixar o jogo.
7.3. Será atribuído um (1) lance livre às faltas cometidas durante o ato de arremessar dentro da linha de dois pontos.
7.4. Serão atribuídos dois (2) lances livres às faltas cometidas durante o ato de arremessar de trás da linha de dois pontos.
7.5 Será atribuído um (1) lance livre adicional às faltas cometidas durante o ato de arremessar seguidas de um arremesso bem sucedido.
7.6 Às faltas cometidas em situações que não caracterizem o ato de arremessar, mas em situação de penalidade, será atribuído 1 (um) lance livre.
Art. 8 Protelação (não se aplica às “regras adaptadas”)
8.1. Protelar ou deixar de jogar ativamente pela tentativa de pontuar deve ser considerado como violação.
8.2 Se a quadra for equipada com um relógio de arremesso, uma equipe deve tentar um arremesso dentro de 12 segundos. A contagem do relógio deve começar assim que a bola chega às mãos dos jogadores de ataque (após a troca com o jogador de defesa ou depois de um arremesso bem sucedido, abaixo da cesta).
8.3. Se a quadra não estiver equipada com um relógio de arremesso e uma equipe não estiver suficientemente tentando chegar à cesta adversária, o árbitro deverá avisar a equipe começando a contagem dos últimos cinco (5) segundos de posse de bola.
Art. 9 Como a bola é jogada
9.1. Após cada arremesso bem sucedido ou último lance livre:
Um jogador da equipe que não pontuou reiniciará o jogo, driblando ou passando a bola de dentro da quadra diretamente debaixo do cesto (não atrás da linha de fundo) para algum lugar na quadra atrás da linha de dois pontos. A defesa não é permitido jogar no semicírculo abaixo da cesta ou dentro do garrafão.
9.2. Após cada arremesso bem sucedido ou último lance livre:
Se a equipe de ataque ganha o rebote, pode continuar a tentativa de pontuar, sem voltar a bola a um local atrás da linha de dois pontos. Se a equipe de defesa ganha o rebote, deve voltar a bola a um local atrás da linha de dois pontos (passando ou driblando).
9.3. Após uma roubada de bola, perda de posse, etc:
Se acontecer dentro da linha de dois pontos, a bola deve ser passada/driblada até um local atrás da linha de dois pontos.
9.4. A posse de bola dada a qualquer equipe após uma situação de bola parada que não seja uma pontuação bem sucedida deve começar com uma troca de bola (entre o jogador de defesa e o de ataque) atrás da linha de dois pontos na parte superior da quadra.
9.5. O jogador é considerado como "atrás da linha de dois pontos" quando o jogador de ataque com posse de bola não está com os dois pés dentro da linha de dois pontos.
9.6. No caso de uma situação de bola pressa, a posse de bola deve ser dada à equipe de defesa.
9.7. Enterradas não são permitidas a menos que aros de liberação de pressão sejam usados.
Art. 10 Substituição
A substituição será permitida a qualquer equipe quando a bola estiver parada.
Art. 11 Pedidos de tempo
Um pedido de tempo de 30 segundos é concedido a cada equipe. Um jogador pode pedir o tempo em uma situação de bola parada.