REGRAS E MODIFICAÇÕES

Já está disponível para download a versão em português das Regras Oficiais de Basquete 2010. Confira as principais mudanças aprovadas pelo Comitê Central da FIBA em abril de 2010.

REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2010
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INTERPRETAÇÕES DAS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL
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Principais alterações na regras do jogo de basquete:

Art. 2.2.3 - Linhas de lance-livre e áreas restritivas:

As áreas restritivas serão áreas retangulares marcadas na quadra de jogo.
A área restritiva (três segundos) deverá ser um retângulo (não mais um trapézio).

Art. 2.2.4 - Área de cesta de três pontos:

A distância da linha de três pontos será de 6,75m (e não mais de 6,25m)

Art. 2.2.6 - Linhas para reposição na lateral:

As duas pequenas linhas deverão ser marcadas na margem externa da quadra, no lado oposto ao da mesa de controle e das áreas de banco, com sua margem mais distante afastada 8,325m da margem interna da linha final; ou seja, alinhada ao topo da linha de três pontos.

Durante os últimos dois minutos da partida e dos períodos extras, seguindo um tempo debitado concedido para o time que tenha o direito a uma reposição de bola na sua quadra de defesa, o arremesso de fora para dentro subsequ¨ente será dado do lado oposto ao da mesa de controle, da “linha de reposição” e não mais da linha central estendida.

Art. 2.2.7 - Semicírculos nos quais não serão consideradas/marcadas cargas ofensivas:

Os semicírculos nos quais não serão consideradas as cargas ofensivas deverão ser marcados na quadra de jogo com a margem interna deles estando a 1,25m do ponto central da cesta (em projeção no piso).

Uma falta ofensiva (carregar) nunca deverá ser marcada caso o contato do atacante ocorra com um defensor que esteja dentro do semicírculo.



Art. 29 - Vinte e quatro segundos:

Se a reposição for administrada na quadra de defesa, caso exigido pelas regras respectivas, o relógio de 24 segundos deverá ser retornado para 24 segundos.

Se a reposição for administrada na quadra de ataque, caso exigido pelas regras respectivas, o relógio de 24 segundos deve ser ajustado como se segue:

 

• Se o relógio mostra que faltam 14 segundos ou mais no momento em que o jogo é paralisado, ele não deverá ser ajustado e permanecerá o mesmo tempo.

• Se restarem 13 segundos ou menos no aparelho de 24 segundos no momento em que o jogo é paralisado, o relógio deve ser ajustado para 14 segundos.

 

 

 

MEDIDAS DA QUADRA, ALTURA DE AROS E TABELAS, EQUIPAMENTOS DO JOGO ETC...

BasketballEquipment2010_V2.pdf (1,3 MB)

      MINI-BASQUETE
 
minibasket.zip (1.79 Mb)
BASQUETE DE CADEIRA DE RODAS
 
cadeira.zip (15 Kb)
 
 

 

Arbitragem Brasil - Regras do Basquete 3x3
 
 

3X3 - Regras do Jogo

Relação da equipe

Quatro jogadores por equipe (4) Três (3) + um (1) substituto

Nota: O jogo deve iniciar com 3 (três) jogadores

Duração do jogo

10 minutos (tempo de jogo) O cronometro pára em situação de bola parada e nas cobranças de lance livre

Início de posse

Lançamento de moeda

Nota: A equipe que ganhar o lançamento da moeda decide se fica ou não com a posse de bola no inicío da partida ou na prorrogação, caso seja necessário.

Prorrogação A equipe que converter dois (2) pontos vence o jogo

Pontuação Um (1) e Dois (2)

Posse de bola 12 segundos

Pontuação limite 21 pontos

Posse de bola após realização da cesta: posse da defesa

Abaixo do aro Sair driblando ou passando a bola para um companheiro atrás da área de 2 pontos, na parte superior (arco).

À defesa não é permitido jogar no semicírculo abaixo da cesta, ou dentro do garrafão

Posse após uma bola parada

Reposição da bola por passe ao adversário e devolução ao atleta que repõe a bola (“Check Ball“) atrás da área de dois pontos na parte superior.

Após uma roubada de bola, desarme, rebote defensivo, etc..

Bola deve ser driblada ou passada para trás da linha de dois pontos na parte superior. (Arco)

Após uma falta no ato do arremesso

Um (1) lance livre, se a falta foi cometida dentro da área de um ponto (Dentro do Arco)

Dois (2) lances livres, se a falta foi cometida atrás da área de dois pontos. (Fora do Arco)

Após bola presa Posse da defesa

Limite de faltas por jogador Quatro (4)

Limite de faltas por equipe  Sete (7)

Situação de penalidade  Um (1) tiro livre

Substituição  Em situação de bola morta, livre

Arbitragem Árbitro : Dois (2)

Cronometrista:  Um (1)

Doze segundos:  Um (1)

Anotador: Um (1)

Pedido de tempo Um (1) por equipe, 30 segundos

* Um jogador é considerado "atrás do arco" se nenhum de seus pés estIver dentro do arco

 

Regras do Jogo 3x3 - Geral 2012

As Regras do Jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nestas Regras do Jogo 3x3.

Art. 1 Quadra

O jogo será jogado em meia quadra de basquete. A quadra deve ter uma zona demarcada de quadra de basquete do tamanho regular, incluindo uma linha de lance livre (5,80m) e uma linha de dois pontos (6,75m).

Art. 2 Equipes

Cada equipe é composta por quatro (4) jogadores (três [3] jogadores na quadra e um [1] substituto).

Art.3 Oficiais de Jogo

Os oficiais de jogo consistem em dois (2) árbitros e três (3) marcadores: tempo/12 segundos de posse/pontuação.

Art. 4 Início do Jogo

4.1. Ambas as equipes devem realizar aquecimento simultaneamente antes do jogo.

4.2. A primeira posse de bola deve ser determinada por cara ou coroa. A equipe que ganhar o lançamento da moeda decide se fica ou não com a posse de bola no inicio da partida ou na prorrogação, caso seja necessário.

4.3. O jogo deve iniciar com três (3) jogadores.

Art. 5 Pontuação

5.1. Deverá ser atribuído um (1) ponto a cada arremesso dentro da linha de dois pontos.

5.2. Serão atribuídos dois (2) pontos a cada arremesso de trás da linha de dois pontos.

5.3. Será atribuído um ponto (1) a cada lance livre com sucesso.

Art.6 Tempo de Jogo/Vencedor de um Jogo

6.1. O tempo regular de jogo deve ser o seguinte:

Um (1) período de 10 minutos. O relógio deve ser interrompido durante situações de bola parada e lances livres. O relógio deve ser reiniciado depois que a troca da bola for concluída (assim que chega às mãos do time de ataque).

6.2. No entanto, o primeiro time a marcar 21 pontos ou mais ganha o jogo se tal evento ocorrer antes do final do tempo regular de jogo. Essa regra é válida para o tempo regular, não para a prorrogação.

6.3 Se o placar estiver empatado ao final do tempo de jogo, uma prorrogação será jogada. Haverá um intervalo de um minuto (1) antes da prorrogação. A primeira equipe a marcar dois (2) pontos na prorrogação ganha o jogo.

6.4 Uma equipe perderá o jogo por desistência se no horário programado para o início da partida a equipe não estiver presente na quadra de jogo com três (3) jogadores prontos para jogar.

Art. 7 Faltas/Lances Livres

7.1. A equipe está em situação de falta coletiva quando tiver cometido sete (7) faltas no período.

7.2 Um jogador que tenha cometido quatro (4) faltas deve deixar o jogo.

7.3. Será atribuído um (1) lance livre às faltas cometidas durante o ato de arremessar dentro da linha de dois pontos.

7.4. Serão atribuídos dois (2) lances livres às faltas cometidas durante o ato de arremessar de trás da linha de dois pontos.

7.5 Será atribuído um (1) lance livre adicional às faltas cometidas durante o ato de arremessar seguidas de um arremesso bem sucedido.

7.6 Às faltas cometidas em situações que não caracterizem o ato de arremessar, mas em situação de penalidade, será atribuído 1 (um) lance livre.

Art. 8 Protelação (não se aplica às “regras adaptadas”)

8.1. Protelar ou deixar de jogar ativamente pela tentativa de pontuar deve ser considerado como violação.

8.2 Se a quadra for equipada com um relógio de arremesso, uma equipe deve tentar um arremesso dentro de 12 segundos. A contagem do relógio deve começar assim que a bola chega às mãos dos jogadores de ataque (após a troca com o jogador de defesa ou depois de um arremesso bem sucedido, abaixo da cesta).

8.3. Se a quadra não estiver equipada com um relógio de arremesso e uma equipe não estiver suficientemente tentando chegar à cesta adversária, o árbitro deverá avisar a equipe começando a contagem dos últimos cinco (5) segundos de posse de bola.

Art. 9 Como a bola é jogada

9.1. Após cada arremesso bem sucedido ou último lance livre:

Um jogador da equipe que não pontuou reiniciará o jogo, driblando ou passando a bola de dentro da quadra diretamente debaixo do cesto (não atrás da linha de fundo) para algum lugar na quadra atrás da linha de dois pontos. A defesa não é permitido jogar no semicírculo abaixo da cesta ou dentro do garrafão.

9.2. Após cada arremesso bem sucedido ou último lance livre:

Se a equipe de ataque ganha o rebote, pode continuar a tentativa de pontuar, sem voltar a bola a um local atrás da linha de dois pontos. Se a equipe de defesa ganha o rebote, deve voltar a bola a um local atrás da linha de dois pontos (passando ou driblando).

9.3. Após uma roubada de bola, perda de posse, etc:

Se acontecer dentro da linha de dois pontos, a bola deve ser passada/driblada até um local atrás da linha de dois pontos.

9.4. A posse de bola dada a qualquer equipe após uma situação de bola parada que não seja uma pontuação bem sucedida deve começar com uma troca de bola (entre o jogador de defesa e o de ataque) atrás da linha de dois pontos na parte superior da quadra.

9.5. O jogador é considerado como "atrás da linha de dois pontos" quando o jogador de ataque com  posse de bola não está com os dois pés dentro da linha de dois pontos.

9.6. No caso de uma situação de bola pressa, a posse de bola deve ser dada à equipe de defesa.

9.7. Enterradas não são permitidas a menos que aros de liberação de pressão sejam usados.

Art. 10 Substituição

A substituição será permitida a qualquer equipe quando a bola estiver parada.

Art. 11 Pedidos de tempo

Um pedido de tempo de 30 segundos é concedido a cada equipe. Um jogador pode pedir o tempo em uma situação de bola parada.